Escolha uma Página

A moda é usar verduras e temperos nos arranjos de mesa.

Nesta montagem moderna, os vegetais arrumados funcionam como um arranjo de mesa e couvert ao mesmo tempo.

 

Cada vez que damos uma caprichada maior na arrumação da mesa, sentimos que precisamos fazer um arranjo de flores para tornar tudo mais especial.

Para que isso aconteça, é só dar um pulo no supermercado e escolher vasos prontos ou flores do campo que são acessíveis.

Mas acessível mesmo, e também  mais original, são as idéias que vou mostrar aqui. Dependendo dos ‘’ingredientes ‘’, eles  já podem estar agora na sua geladeira.

Melhor que isso é saber que no dia seguinte vão voltar para a geladeira, e ser consumidos normalmente.

Esse arranjo é um centro de mesa original. As flores podem ser hortências verdes ou mesmo os brócolis que comemos.

Faça você mesmo

Qualquer verdura serve, mas aquelas que tem ramos como o brócolis e a couve flor ficam mais bacanas. Preencha os buracos entre os ramos com hortelãs, mangericão ou louro, e use salsinha para ficar pendente e dar movimento.  Se sentir que precisa aumentar a altura do arranjo, pegue um maço farto de cebolinha e coloque no centro do vaso. A única coisa que você deve providenciar são dois recipientes parecidos, um maior e o outro menor ( com a boca menor também). Vamos ver como é simples fazer:

Material Necessário:

4 limões, limas ou laranjas por vaso

1 vaso de aprx. 25cm de diâmetro

1 vaso de aprx. 20cm de diâmetro

arame floral

tesoura e  faca

tábua de cortar

4 tufos de flores/ vegetais/temperos na mesma cor.

O truque para forrar os vasos com decoração, nesse caso, limões em rodelas, é usar dois recipientes. Verifique bem os tamanhos destes, porque os limões terão que ficar “prensados” no espaço entre os vidros.

Você pode variar o que vai usar; rodelas de laranja, de kiwi, estrelas de carambola, fatias de morango, etc…  Sugiro que você combine a parte de cima  do arranjo com o conteúdo do vidro. Isso significa, se usar fatias de morango, acrescente algumas flores vermelhas ao seu arranjo, para criar harmonia no todo.

Antes de colocar o buque dentro do recipiente menor, monte-o nas suas mãos e prenda-o com o arame.

Adicione água no vaso interior onde irão as “flores”  ( 2/3 do vaso cheio)  e no vaso das fatias de frutas também ( foto abaixo), até que fiquem todas molhadas. É importante estarem sempre hidratadas.

 

Quer uma idéia mais simples, mas também fresquinha e colorida?

Para esse arranjo use vagem macarrão, mini tomates de varias tonalidades e sempre tenha as folhas roxas de repolho.

 

Amarre com um barbante tipo corda, folhas de repolho roxo, acelga, ou couve nos vidros que for usar na mesa. Na foto acima você repara que vale a pena guardar as embalagens de vidro, porque para decorar uma mesa como deve ser é necessário um efeito de alturas diferentes, conseguido através dos vários vidros usados.

 

Toalha colorida e estampada não é exagero aqui. Pode confiar!

Para aumentar o efeito dos verdes na mesa,use uma toalha colorida. As vezes é difícil encontrar uma estampa, ou cor que nos agrade. Eu sei bem disso. Acabo sempre numa loja de tecidos a metro, e faço eu mesma, as minhas toalhas. É só fazer a bainha, pois minha mesa é retangular. Sei que para as mesas redondas é preciso ter mais prática…. Então apele para a costureira do bairro! Tenho visto que na maioria das vezes o resultado é mais barato e sem dúvida mais original.

Quando for comprar o tecido, informe-se bem qual a composição do mesmo.

Tecidos Naturais

Linho:  Toalhas de linho sempre serão as mais elegantes em qualquer ocasião. Nenhum outro tecido tem o caimento e a maciez do linho, e ainda são muito duráveis. Mas trata-se de um tecido que requer cuidados. Pode ser lavado a máquina na opção para roupas delicadas. Para  passar o ferro deve estar bem  quente e o tecido deve estar um pouco ‘húmido.

Algodão:   É a segunda opção em se tratando de tecido natural.Todo mundo já fez essa pergunta, certo?   É algodão puro??

Sim é puro e existem muitos tipos e procedências de algodão, o fato é que existe uma grande variedade de tecidos a venda , estampados e bordados que são de algodão. Menos exigente que o linho, o algodão pode ser lavado a máquina em ciclos normais, inclusive com produtos tira-manchas.

Não, não é algodão puro!   Então é uma composição de algodão com poliéster, com porcentagens  variadas de um e de outro

Poliéster:  É uma fibra sintética, usada pura, ou em composições com linho ou algodão. Quando você não quer ouvir falar em passar toalhas, sua melhor opção é o poliéster, pois é o tecido que menos amassa ou desbota. você vai perder em estilo, e ganhar em praticidade.  Eu fico no meio termo, com uma boa mistura de natural e sintético.

Alcachofra é uma flor, mas muitos chamam de vegetal. Na verdade o que importa é que ela dá um super resultado em arranjos de mesa.

Deixe um comentário