Escolha uma Página

Dicas para acabar com as paredes sem graça

Aqueles que já me conhecem sabem da minha paixão por arte. Muitas vezes iniciei um projeto pensando na arte que o ambiente receberia.

Antes de mais nada, deixe-me esclarecer que arte não precisa estar “prensada” entre vidros ou emoldurada . Arte pode tomar o formato de uma escultura, um canvas, uma tapeçaria, até mesmo o trabalho de uma criança, em meio a outras peças é arte, se você assim entender.

Porque arte,como tudo que diz respeito a estilo, é um assunto subjetivo, completamente relacionado ao coração. Se você gosta e curte olhar para a peça, quem fez ou pintou e quanto custou, são assuntos secundários.

Ainda assim, antes que você saia por ai adquirindo quadros para seu espaço, vale a pena conhecer  algumas dicas que garantem o sucesso dessa empreitada. Proporções e o local de exposição, fazem toda a diferença.

Se você já convive com o espaço para o qual quer adquirir arte, esse espaço já deve ter suas cores. Leve em consideração qual a relação das cores da peça ou peças que está considerando, com  a cor de suas paredes. Se forem brancas e sua peça for muito clara, o resultado pode ficar apagado demais. Quadros claros com muito branco, são excelentes para clarear cores escuras nas paredes. Quando pendurados contra elas,  trazem luz e moderam o “peso”de uma cor intensa

 

A parede cor de café com leite,  no exemplo acima,está atenuada pela composição de quadros com muito branco. Fonte:target.com

 

As cores tem uma força emotiva muito grande e definitivamente dão o “clima”para o ambiente.

Como eu disse anteriormente, muitas vezes inicio um projeto pela arte. Dela tiro a palheta de cores para o ambiente. Como ponto focal, uma grande quadro ou uma parede galeria,tem cores que devem ser repetidas no ambiente. Pode ser nos estofados, no tapete, ou em vários objetos decorativos. Esse cuidado se chama ritmo, ele dá a sensação de que tudo está conectado.

A cor do borrão do quadro é repetida no sofá,assento das poltronas, porta retrato e tapete. Fonte:vivadecora.com.br

 

A 15, 20  anos atrás, comprar arte era um acontecimento a parte. Talvez por esse motivo, a compra de quadros, para completar uma decoração era a última compra a se fazer, iso quando acontecia.

O pensamento da maioria era: Depois resolvo esse negócio de quadro,é  complicado e supérfluo, deixa pra lá né? E a oferta ficava restrita às galerias e pouquissímas lojas de posters.

Hoje é possível fazer essa compra sentadinha (o) no seu sofá, partilhando as idéias com outra pessoa ou seguindo um projeto de galeria pronta adquirido aqui na Decoraçao Sem Dúvida.

Todo mundo quer ter sua parede galeria

Aliás sobre Parede Galeria quero dar duas palavras a mais: Seguindo a tendência mundial de personalizar a casa, de entender que ela é nosso maior refúgio no mundo, consolidou-se a moda de montar Paredes Galerias.  Trata-se de  composições de 7, 10, 15 quadros ( não tem número certo), arrumados com outros qualquer elementos que se queira pendurar. Essas paredes aparecem nas cozinhas, salas, corredores, halls, terraços, não importa o local.

Fonte: Veranda.com

 

Fonte: polarmagazine.com

 

 

Fonte: Earls Kitchen Bar -Texas

E por que são tão populares?

Porque a parede galeria é um elemento de decoração que tem vida própria. Ela vai se compondo, dia a dia. Deve sempre ter espaço para receber aquela última foto da sua viagem, que foi tão importante para você!

Ela pode misturar  quadros novos, relicários, desenhos de criança, foto de casamento, lembranças de viagens, chapéus, letras,etc. Não existe regra no que se pode expor, porém existe regra em como expor.

É necessário um certa  habilidade para compor uma parede galeria. Pois ela lida com mistura de imagens, cores e acabamentos, e precisa ficar harmônica.

Que moldura devo escolher?

Parede galeria ou um quadro solitário, a questão do emolduramento dos quadros é muito importante. Quando vamos expor um díptico ou tríptico (  1 sequência de 2 ou 3 quadros da mesma série ) uma moldura tipo filete é o mais adequado, porque esses quadros  tem uma ligação  e o ideal é deixar o visual fluir, não interrompendo com moldura grossa, trabalhada ou colorida.

Tríptico floral com moldura filete em madeira natural Fonte: Insgrum.com

 

Outra dica, uma parede com várias fotos em preto e branco é muito elegante, mas um pouco monotona, principalmente se tiver apenas molduras pretas iguais. Já pensou em tentar algo colorido? Que acompanhe a cor das suas almofadas por exemplo?

 

A solução é tão simples, fazer em preto custaria a mesma coisa e não teria o mínimo de graça. Fonte: framewalls.com

 

Em que altura devo pendurar os quadros? Essa é uma pergunta comum.

Devemos nos guiar pela altura dos nossos olhos. Como regra geral,o centro de um quadro deve ficar na altura da nossa visão e 30cm acima do encosto de um sofá. Existem muitas outras dicas, ficarão para o próximo post!

Deixe um comentário